Abordagem do paciente de forma objetiva e sistemática para conclusão do diagnóstico. Atualmente, os currículos dos cursos de graduação, generalistas por força das diretrizes curriculares e com carga horária cada vez mais reduzida, não permite uma abordagem com a necessária profundidade de temas específicos e relevantes aos alunos. Além disso, os conteúdos das aulas são ministrados de forma, muitas vezes, robóticas e sem um raciocínio lógico. Por exemplo, um cão nunca chega no consultório com o diagnóstico de diabetes melito, ele apresenta histórico de aumento na produção de urina e consequentemente na ingestão de água de forma compensatória. O clínico, após a consulta, baseado nesses sinais clínicos (sintomas) terá que solicitar exames específicos e chegar no diagnóstico de diabetes. Por isso, o curso Abordagem do Paciente Baseada em Sinais Clínicos tem como objetivo fazer o aluno desenvolver o raciocínio clínico correto, o passo a passo para conclusão dos diagnósticos das principais doenças na rotina da clínica de pequenos animais.
Atualmente, raras são as faculdades de medicina veterinária no Brasil que oferecem aos alunos uma disciplina de neurologia de pequenos animais. O assunto neurologia na maioria das vezes, fica dentro de outra disciplina, como clínica médica ou cirúrgica, ou seja, poucas horas do curso são disponibilizadas para essa especialidade. Além disso, é comum o professor não ter experiência sobre o assunto, visto que não tem vivência nessa área. Com isso, os alunos terminam o curso sem base sobre um assunto tão importante na rotina da clínica de pequenos animais. Diante disso, Neurologia Clínica de Cães e Gatos tem como objetivo ensinar neurologia de forma simples e objetiva para que o aluno tenha competência necessária nessa especialidade.
Quer se atualizar na área de clínica médica de forma rápida e com professores capacitados que realmente estão na rotina?
A clínica médica está em constante evolução, por isso sabemos a importância do clínico de pequenos animais se manter atualizado em relação aos diagnósticos e tratamentos das mais variadas doenças que acometem nossos
pacientes. O curso de Atualização em Clínica Médica de Pequenos Animais do CENOV tem como objetivo aprimorar o conhecimento dos seus alunos nos principais temas da rotina clínica, focando no que há de mais novo, mas também
no clássico sobre os diagnósticos, tratamentos e prognósticos, dando aos alunos a oportunidade de reverem conceitos e se prepararem cada vez para essa área tão desafiadora.
A oftalmologia raramente é abordada na grade curricular do curso de Medicina Veterinária, inclusive nas melhores universidades do país. Com exceção de onde há setores prestadores do serviço, onde os alunos conseguem acompanhar os atendimentos ou ter disciplinas optativas a respeito da especialidade. Dessa forma, é comum o médico veterinário generalista ter desconhecimento inclusive anatômico do olho, realizando tratamentos inadequados e por vezes decretando a perda visual e/ou ocular do paciente sem necessidade. Diante disso, o curso Oftalmologia Clínica de Cães e Gatos tem como objetivo aproximar o aluno da especialidade para que seja capaz de localizar e tratar diversas enfermidades oculares.
Os procedimentos cirúrgicos em pequenos animais são muito frequentes na rotina das clínicas veterinárias e para sua realização é fundamental o conhecimento da farmacologia afim de proporcionar uma anestesia de qualidade para os pacientes. Sabe-se que a carga horária de muitas disciplinas na graduação é baixa, e com isso infelizmente o aluno pode terminar o curso sem o mínimo de conhecimento em determinadas áreas. Outro problema da graduação, é que em algumas ocasiões, quem ministra a disciplina não tem experiência prática na área. O curso Anestesiologia de cães e gatos tem como objetivo ensinar a utilizar os fármacos mais seguros a serem empregados na anestesia, de acordo com cada caso com quem realmente tem experiência na área.