Com o avanço da medicina veterinária no Brasil nos últimos anos, especialmente na clínica de pequenos animais, houve a expansão de especialidades médicas como oftalmologia e neurologia. Os tutores de pequenos animais se tornaram mais exigentes nos serviços realizados, procurando por especialistas que sejam capazes de proporcionar os melhores tratamentos e profissionais com maior experiência dentro de determinada área. Além disso, cães e gatos tornaram-se membros importantes na família. Diante disso, idealizamos o CENOV – Centro Especializado em Neurologia e Oftalmologia Veterinária, o único centro do sul do país que une essas duas especialidades, com estrutura e profissionais de excelência.
A neurologia é a especialidade médica que estuda as doenças do sistema nervoso central (encéfalo e medula espinhal) e periférico (raízes nervosas, nervos e junção neuromuscular). As doenças neurológicas são complexas e o correto diagnóstico pode ser um grande desafio para o clínico geral. Em casos graves e/ou tratados tardiamente, o paciente pode apresentar sequelas graves, como permanecer paraplégico (sem mexer os membros pélvicos) para o resto da vida ou até mesmo morrer. Por isso, para obtenção de um diagnóstico preciso e rápido e tratamento correto, apenas um médico veterinário especializado em neurologia e com experiência pode ser capaz de fazer.
Devo procurar um médico veterinário especializado em oftalmologia veterinária quando o paciente apresentar sinais clínicos como:
Quais são as principais doenças tratadas pela neurologia veterinária?
A oftalmologia é a especialidade médica que estuda as doenças dos olhos (córnea, uvea, lente, vítreo e retina) e seus anexos (pálpebras, órbita e vias lacrimais). Doenças sistêmicas com manifestação oftalmológica também são comuns, necessitando investigação clínica geral do paciente, buscando a origem e não apenas os sintomas da doença. Um diagnóstico preciso associado ao tratamento correto e eficaz são fundamentais para garantir uma boa recuperação da doença ocular e muitas vezes é a única maneira de prevenir ou retardar a perda de visão ou até mesmo a perda do olho. A consulta inclui a avaliação das estruturas oculares e exames como: biomicroscopia, exame de oftalmoscopia direta e indireta (avaliação de fundo de olho), tonometria (mensuração da pressão intraocular), exame fotocromático (avaliação de camadas da retina), teste de Schirmer e TRFL (avaliação da produção e qualidade de filme lacrimal) e colorações específicas (fluoresceína e rosa bengala) para verificação de integridade corneana e alterações conjuntivais.
Devo procurar um médico veterinário especializado em oftalmologia veterinária quando o paciente apresentar sinais clínicos como:
Quais são as principais doenças tratadas pela oftalmologia veterinária?
O CENOV conta com o atendimento de profissionais parceiros para atendimento em nossa estrutura nas especialidades de cardiologia, diagnóstico por imagem, odontologia, oncologia e ortopedia.